Globo estreia novo telejornal nas manhãs de sábado e faz mudanças na grade matinal.

É DE NOVIDADE


Globo promove substitutos e estreia sucesso de afiliada. (Reprodução/Globo)

A emissora carioca promoverá mudanças em sua programação matutina de sábado a partir do ano que vem, de acordo com Monica Bergamo do F5. A principal novidade é a estreia do Bom Dia Sábado, novo telejornal que será comandado por Sabina Simonato e Marcelo Pereira dos estúdios da emissora em São Paulo com abrangência nacional.

A primeira colocada se inspira na afiliada baiana, TV Bahia, que já exibe uma versão local do Bom Dia Sábado como uma revista eletrônica voltada à capital baiana. O sucesso da atração, que tem registrado bons índices de audiência e recebido uma ótima aceitação do público, levou a Globo a considerar a adoção do formato em nível nacional. Esse desempenho positivo influenciou diretamente a decisão da emissora carioca de implementar o telejornal nas manhãs de sábado em todo o país.

A ideia do Bom Dia Sábado é ter um formato acolhedor, com foco na prestação de serviços e notícias locais, usando repórteres em diversas partes do país. Sabina Simonato, atualmente responsável pelo trânsito e pela previsão do tempo no Bom Dia São Paulo, fará sua estreia nacional como apresentadora de um telejornal. Marcelo Pereira, que foi contratado pela Globo em 2021 e hoje faz a previsão do tempo no Hora 1 e no Em Ponto, da GloboNews, também se junta ao projeto. Ambos continuarão em suas funções atuais além do novo telejornal.

Outra alteração importante é a mudança de horário do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que passará a ser exibido aos sábados, logo após o telejornal, e não mais aos domingos. Antes das duas atrações, haverá a reprise de uma edição do Globo Rural, que  continuará com programas inéditos aos domingos.

"Queremos fazer um jornal acolhedor, como se estivéssemos conversando com as pessoas na sala de casa, num clima descontraído, enquanto passamos as informações necessárias para que todos possam aproveitar o final de semana da melhor forma possível", afirma Sabina Simonato, em comunicado encaminhado pela Globo.

Na emissora desde 2010, Sabina Simonato fará sua estreia como apresentadora de um telejornal de abrangência nacional. Atualmente, ela participa do Bom Dia São Paulo, informando sobre o trânsito e a previsão do tempo na capital paulista.

Marcelo Pereira, contratado pela Globo em 2021 e atual responsável pela previsão do tempo no Hora 1 e no Em Ponto, da GloboNews, também estará à frente do novo programa. “É um desafio imenso, que encaro com tranquilidade porque tenho certeza de que será uma delícia de fazer", comenta ele sobre a nova experiência.

É de Casa volta é cortado pela metade.

É de Casa volta ao horário antigo, de 2015. (Reprodução/GSHOW)


O programa É de Casa, exibido nas manhãs de sábado, será reduzido pela metade. Com a estreia do novo telejornal Bom Dia Sábado e a mudança de horário do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, com essas mudanças, o tempo de exibição do É de Casa será reduzido, voltando ao seu "horário original pré-pandemia", embora a emissora não tenha especificado a nova duração exata. Atualmente, o programa vai ao ar por cinco horas, das 6h50 às 11h45, mas deve retornar ao formato de três horas, semelhante ao que era quando estreou em 2015.

Comentários